segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Novo mundo da música PT1




Tenho andado meio triste com as coisas que tenho visto por ai. Vejo as pessoas depreciando o pais que deveriam cuidar, pessoas julgando que este pais maravilhoso é só um brinquedinho em suas mãos e a sua ganância sem limites faz com que eles virem as costas para o que realmente tem valor por aqui.

Fico impressionado com a politicagem sem escrúpulos que só defende interesses próprios e de forma muitas vezes covardes manipulando situações para obter lucros e nós, que nunca teremos acesso a verdade dos fatos, ficamos a mercê desse povo e a cada dia menos crentes em uma melhora verdadeira. Há uma frase em uma das músicas do BLEFFE que fala “cores se confundem à minha obsessão” e deve ser em relação a ficar cego com o que se deseja e esquecer de tudo o mais em torno de nós. Eu vejo isso crescer a cada dia sem poder fazer nada, porém existem guerreiros que resistem à força da correnteza.

O mundo da música muitas vezes não tem diferença do mundo político, pois tem tubarões que mordem forte a presa e os peixes que tentam nadar contra o grande fluxo que gera milhões para as gravadoras e pouco para os criadores e interpretes. Hoje os tempos estão mudando e temos, ainda que timidamente, a chance de gerir nosso próprio negócio em relação à música, diminuindo a pressão sobre nossa criatividade, distribuição em massa e venda de nossos shows. O que eu quero dizer é que com a modernidade podemos produzir nossas músicas sem ter obrigatoriamente que ter uma gravadora. Há hoje no mercado muitas ferramentas para gravação, não estamos distantes das empresas que fazem as prensagens dos CDs e ainda temos opções de em que mídia gravar, pois há no mercado o SMD, ainda descriminado por dar liberdade ao artista e ser muito mais barato. Hoje com essa diversificação do mercado já vemos grandes nomes da música produzindo o seu próprio trabalho sem a assinatura de uma gravadora major.

As formas de distribuição dos CDs gravados também ficaram mais próximas dos artistas comuns, pois algumas empresas fazem a distribuição de pequenas tiragens e em uma viagem ao nordeste vi que por lá vemos CDs originais de bandas independentes distribuídas em camelôs com um preço muito baixo, fácil para o povo comum obter o trabalho do artista e isso gera uma grande divulgação em massa e garantia de shows lotados.

E ainda temos uma forma de divulgar o trabalho que é de fácil acesso a todos, a internet, essa ferramenta vem crescendo a mil por hora e aproximando o artista de seu público, mas para que a internet seja um meio eficiente de trabalhar deve-se criar um plano de marketing e tomar cuidado para não se tornar inconveniente, usar as ferramentas disponíveis na internet não significa que todos estão dispostos a receber comunicação de tudo e nem de todos, é necessário criar um filtro para que a facilidade de contato via internet não se torne uma forma de repulsa.

Continua...


0 comentários:

Postar um comentário

Espaço para opiniões, sugestões e criticas, afinal ninguém acerta sempre.

Agradeço pela visita e comentário, espero que visite sempre meus blogs:

www.carangomusical.blogspot.com / www.meuuniversoemverso.blogspot.com

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari